Notícias

QUARTA REUNIÃO DA CIT 2025 TRAZ MUDANÇAS E AVANÇOS PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

A quarta reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2025 começou com um anúncio decisivo para os gestores da Atenção Primária à Saúde: a alteração da Portaria GM/MS nº 3.493/2024, que prorroga por vinte meses a vigência da cobrança dos componentes Vínculo e Acompanhamento Territorial e Qualidade para todas as equipes (eSF, eAP, eSB e eMulti). Dessa forma, todas as equipes serão classificadas como “bom” até o final de 2025, independentemente dos resultados dos indicadores atuais.

Novos indicadores serão divulgados no segundo quadrimestre de 2025, dando mais tempo de adaptação às equipes e garantindo estabilidade no repasse de recursos.

Saúde ambiental e mudanças climáticas

Outro ponto de destaque foi a pactuação do Plano Participativo das Diretrizes Nacionais em resposta às Mudanças Climáticas. O objetivo é preparar o SUS, o SUAS e o SISAN para atuar em comunidades e territórios vulneráveis aos riscos climáticos até 2035, com metas estratégicas intersetoriais de adaptação e resposta.

Sarampo: reforço na imunização infantil

Na agenda da vigilância em saúde, foi pactuada a atualização das ações para manter o Brasil livre do sarampo, com a inclusão da dose zero da vacina para crianças entre 6 e 11 meses como medida preventiva.

Atualizações do PAC e PMAE

Durante a reunião, foram apresentadas atualizações sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A grande expectativa fica por conta da possível inclusão das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) em ginecologia no PMAE ainda em maio.

Além disso, a integração entre o e-SUS Regulação (substituto do SISREG) e o e-SUS Atenção Básica foi confirmada para o mesmo mês, fortalecendo o fluxo de regulação e atendimento entre os diferentes níveis do SUS.

Monitoramento estratégico e serviços de verificação de óbito

A CIT também abordou a atualização sobre o monitoramento de estoques de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos, com lançamento previsto de painéis públicos em junho.

Por fim, foi pactuada a alteração da Rede Nacional dos Serviços de Verificação de Óbito (SVO) e a inclusão de medicamentos nos grupos 1A, 1B e 2 da assistência farmacêutica, reforçando a cobertura e acesso da população a insumos essenciais.

MedicamentoGrupoIndicação
Rituximabe 10mg/mL1ATratamento de adultos com púrpura trombocitopênica idiopática primária refratária ou dependentes de corticosteroides
Ixequizumabe 80mg/mL solução injetável1ATratamento de pacientes adultos com artrite psoriásica ativa
Furoato de fluticasona 100 mcg + brometo de umeclidínio 62,5 mcg + trifenatato de vilanterol 25 mcg1BTerapia tripla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave a muito grave
Benralizumabe 30 mg/mL1BTratamento adjunto de manutenção da asma grave com fenótipo eosinofílico em adultos
Naproxeno 250 mg e 500 mg2Tratamento da osteoartrite de quadril e joelho
Compartilhe

Receba uma newsletter semanal com várias atualizações sobre Saúde Digital e Gestão em Saúde Pública do SUS.

Mais de 300 inscritos!

Autor

Foto de Pablo Couto

Pablo Couto

Pablo Couto é nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é técnico em sistemas de informação e servidor público na rede de atenção básica à saúde e Pós graduando em Informática em Saúde Digital. Além de possuir diversas formações em saúde pública. Capacitações em Sistemas do Previne Brasil pela Coordenação de Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Mudanças no Financiamento do SUS pela UNA SUS; Atualização em planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde com a utilização do DigiSUS – Módulo planejamento – DGMP; Fundamentos para a Saúde Digital – RNP.
Conheça o melhor Painel de Saúde para o e-SUS

Não perca a oportunidade de melhorar as metas e indicadores de saúde do seu Município!

Painel de Saúde para eSUS
Entre em contato

Explique sua necessidade e iremos elaborar a solução ideal para seu caso.

Copyright 2025® – Todos os direitos reservados.

P2 – CNPJ. 47.779.837/0001-44

Telefone: (051) 995075144