Nova atualização do e-SUS, a versão 5.4.10 com correções e novidades para gestão do cadastros no e-SUS.
Entre os principais novidades, destacam-se:
- Acesso ao sistema (login)
- O uso do CPF com pontos e traço passa a ser aceito no acesso ao sistema, garantindo mais praticidade e flexibilidade para o usuário.
- Acompanhamento – Condições de Saúde
- Implementado o filtro “Não incluídos na lista de problemas e condições”.
- Remoção da opção “Gerar relatório operacional” do módulo.
- Atendimento Individual
- Em pessoas com pré-natal iniciado, o IMC pré-gestacional agora é exibido no componente de medições na lateral esquerda do SOAP.
- Foi incluída a data do último preenchimento dos Marcadores de Consumo Alimentar para melhor qualificar o uso da funcionalidade.
- Foi realizada a padronização dos resultados de exames quantitativos para duas casas decimais nos exames de Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL, Dosagem de triglicerídeos e Creatinina, garantindo maior precisão dos valores.
- Histórico clínico do cidadão
- Foi desativada a impressão de atendimentos de Visita Domiciliar e Territorial para os casos de visita recusada ou cidadão ausente.
- Impressos das Instalações de Treinamento com marca d’água
- Todos os documentos gerados em ambiente de Treinamento apresentarão a marca d’água com a palavra “INVÁLIDO”. O objetivo desta atualização é assegurar que esses documentos não possuem validade legal. Essa regra vale para: Encaminhamento, Solicitação de Exames, Prescrição de Medicamentos, Declaração de Comparecimento e Atestados.
- Registro de vacinação, relatórios e atualização do Registro de Imunobiológico Aplicado (RIA)
- Inclusão de novos campos no registro de aplicação de imunobiológico:
- Para pessoas do sexo Feminino ou Indeterminado, torna-se obrigatório o preenchimento do campo Maternal. Caso a pessoa não seja gestante ou puérpera, deve ser selecionado a opção “Nenhuma”.
- Pesquisa Clínica: Este campo é obrigatório para todos os registros de aplicação de imunobiológicos. Caso seja preenchido com a opção “Sim” os seguintes campos serão habilitados para registro: Anvisa protocolo estudo, Anvisa protocolo versão e Anvisa número de registro.Motivo de indicação: Este campo passa a ser obrigatório somente quando selecionada a estratégia de vacinação Especial e deve ser utilizado para registrar o CID-10 que representa o motivo pelo qual o cidadão foi vacinado.
- Especialidade do profissional prescritor: Este campo passa a ser obrigatório somente quando selecionada a estratégia de vacinação Especial e deve ser utilizado para registrar a especialidade (ou CBO) do profissional que solicitou a vacinação do cidadão.
- Os novos campos implementados estão presentes também no Módulo CDS – Vacinação e incluídos como filtros no Relatório Gerencial – Vacinação.
- Foi atualizado o modelo de informação RIA (Registro de Imunobiológico Aplicado) enviado à RNDS.
- Novas regras para imunobiológicos
- Atualização da regra para o registro da aplicação dos imunobiológicos “Nirsevimabe 50mg”, “Nirsevimabe 100mg” e “Vacina pneumo 23”.
- Inclusão do fabricante de imunobiológico “Glaxosmithkline Biologicals S.A. – Franca” (identificado como GSK-FRANCA).
- Atualização da regra de fabricante para o registro da aplicação do imunobiológico “COVID-19 PFIZER – COMIRNATY PEDIÁTRICA MENOR DE 5 ANOS”.
- CORREÇÕES
- Correção de erro apresentado no histórico do cidadão ao visualizar atendimentos com prescrição que foram reprocessados pelo administrador.
- Correção de erro onde uma tela branca era apresentada ao atender cidadão em observação com prescrição prévia de medicamento Celecoxibe.
- Correção de cenário em que ocorria erro no processo de unificação de bases relacionado à Lista de problemas/condições.
- Correção de erro ao utilizar a Lista Temática Gestação e Puerpério no Acompanhamento de condições de saúde para registros sem informação da DUM.
- Melhoria na aparência dos botões da Puericultura e do M-CHAT-R, com ajustes visuais para melhorar a usabilidade da ferramenta.
🔗 A nova versão já pode ser baixada no site oficial do e-SUS APS
IMPORTANTE: Antes de atualizar a versão do seu PEC e-SUS faça backup e certifique-se de realiza-lo de maneira correta.
Versões no Site oficial da SISAPs
Versão Windows
Versão Linux
Versões no repositório da P2 no Telegram
Versão Windows
Versão Linux
- C4 – Cuidado da Pessoa com Diabetes: entenda as novas boas práticas e como pontuar no Componente de Qualidade
- Nova versão do e-SUS – PEC 5.4.10
- Novas Regras para Emendas Parlamentares no SUS: Entenda a Portaria GM/MS Nº 7.934/2025
- Ministério da Saúde regulamenta incremento financeiro emergencial para respostas a emergências em saúde pública
- Componente SUS Digital do Programa Agora Tem Especialistas: Transformando a Saúde Pública no Brasil