Notícias

Ministério da Saúde anuncia Estratégias Nacionais de Vacinação para 2026

Popup Curso Hotmart

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), oficializou as diretrizes para as Estratégias Nacionais de Vacinação previstas para o ano de 2026. As ações serão norteadas pela metodologia do microplanejamento, que permite adaptar as campanhas às realidades epidemiológicas e operacionais de cada município e estado.

Foco no Fortalecimento do SUS

Para viabilizar essas metas, o Governo Federal instituiu um incentivo financeiro excepcional (Portaria GM/MS nº 10.205/2026). O objetivo é apoiar estados e municípios na execução das campanhas e na redução dos chamados “bolsões de não vacinados”.

Confira abaixo as principais estratégias, seus objetivos e os períodos de execução definidos pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI):

EstratégiaObjetivo PrincipalPeríodo de Execução
Vacinação contra Influenza (NE, CO, S e SE)Reduzir complicações, internações e óbitos pelos vírus da gripe.28 de março a 30 de maio (Dia “D”: 28/03)
Vacinação nas EscolasAtualizar a situação vacinal de menores de 15 anos no ambiente escolar.01 de abril a 31 de maio
Atualização da Caderneta (Crianças e Adolescentes)Regularizar esquemas vacinais incompletos do Calendário Nacional.03 de agosto a 01 de setembro (Dia “D”: 08/08)

Vacinação nas Escolas e Atualização de Caderneta

Um dos pilares de 2026 será a articulação entre as áreas da Saúde e Educação. A estratégia de vacinação nas escolas busca facilitar o acesso e verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos diretamente no ambiente de ensino.

Já a campanha de atualização da caderneta, prevista para o segundo semestre, foca em resgatar aqueles que estão com doses em atraso, garantindo que o ciclo de imunização seja cumprido integralmente conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

    Referência: https://www.cosemssp.org.br/wp-content/uploads/2026/03/OFICIO-CIRCULAR-N-125.pdf

    Compartilhe

    Receba uma newsletter semanal com várias atualizações sobre Saúde Digital e Gestão em Saúde Pública do SUS.

    Mais de 300 inscritos!

    Autor

    Foto de Pablo Couto

    Pablo Couto

    Pablo Couto é nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é técnico em sistemas de informação e servidor público na rede de atenção básica à saúde e Pós graduando em Informática em Saúde Digital. Além de possuir diversas formações em saúde pública. Capacitações em Sistemas do Previne Brasil pela Coordenação de Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Mudanças no Financiamento do SUS pela UNA SUS; Atualização em planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde com a utilização do DigiSUS – Módulo planejamento – DGMP; Fundamentos para a Saúde Digital – RNP.
    Conheça o melhor Painel de Saúde para o e-SUS

    Não perca a oportunidade de melhorar as metas e indicadores de saúde do seu Município!

    Painel de Saúde para eSUS
    Entre em contato

    Explique sua necessidade e iremos elaborar a solução ideal para seu caso.

    Copyright 2026® – Todos os direitos reservados.

    P2 – CNPJ. 47.779.837/0001-44

    Telefone: (051) 995075144