Notícias

Financiamento dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador é Reajustado em 100%

Reajuste no financiamento dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador

O Ministério da Saúde reajustou, pela primeira vez em vinte anos, os valores para habilitação e custeio mensal dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A nova portaria (PORTARIA GM/MS Nº 4.922, DE 25 DE JULHO DE 2024), publicada no Diário Oficial da União, aumenta o repasse anual das 227 unidades de R$ 83,1 milhões para R$ 163,9 milhões.

Inclusão de Gênero

A portaria também atualiza o nome da Renast para Rede Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), reconhecendo a participação das mulheres na força de trabalho.

Serviços Especializados

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, parte da Renastt criada em 2002, apoiam o SUS na identificação de agravos relacionados às funções dos trabalhadores. Atendem trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, oferecendo vigilância, educação e análise da saúde laboral para subsidiar políticas públicas.

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Essas ações fazem parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), instituída em 2012 para proteger a saúde dos trabalhadores e reduzir a morbimortalidade decorrente dos processos produtivos.

Acesse a portaria aqui

Ref: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/financiamento-dos-centros-de-referencia-em-saude-do-trabalhador-e-reajustado-em-100

Compartilhe

Receba uma newsletter semanal com várias atualizações sobre Saúde Digital e Gestão em Saúde Pública do SUS.

Mais de 300 inscritos!

Autor

Foto de Pablo Couto

Pablo Couto

Pablo Couto é nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é técnico em sistemas de informação e servidor público na rede de atenção básica à saúde e Pós graduando em Informática em Saúde Digital. Além de possuir diversas formações em saúde pública. Capacitações em Sistemas do Previne Brasil pela Coordenação de Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Mudanças no Financiamento do SUS pela UNA SUS; Atualização em planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde com a utilização do DigiSUS – Módulo planejamento – DGMP; Fundamentos para a Saúde Digital – RNP.
Conheça o melhor Painel de Saúde para o e-SUS

Não perca a oportunidade de melhorar as metas e indicadores de saúde do seu Município!

Painel de Saúde para eSUS
Entre em contato

Explique sua necessidade e iremos elaborar a solução ideal para seu caso.

Copyright 2025® – Todos os direitos reservados.

P2 – CNPJ. 47.779.837/0001-44

Telefone: (051) 995075144