A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) se reuniu nesta quinta-feira (21) para discutir temas cruciais para a saúde pública brasileira: o combate à dengue e à tuberculose, o financiamento de medicamentos e o fortalecimento do SUS.
Dengue: Um desafio estratégico
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a dengue como o maior desafio do momento, salientando a diversidade de características da doença e os fatores que dificultam seu controle. Ações conjuntas entre os três entes gestores – Ministério da Saúde, estados e municípios – são essenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos da doença.
Tuberculose: Campanha Nacional e investimentos
A reunião marcou o lançamento da Campanha Nacional contra a Tuberculose, com o objetivo de ampliar a proteção social dos pacientes e intensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento. A campanha se alinha ao Programa Brasil Saudável e prevê investimentos em inovação tecnológica e ciência para o combate à doença.
Financiamento de medicamentos: Avanços para o SUS
A CIT também definiu a pactuação de R$ 100 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle da tuberculose. No âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, foi pactuada a alocação de medicamentos no Grupo 1A, garantindo o acesso a medicamentos essenciais para o tratamento de doenças graves.
Fortalecimento do SUS: Um compromisso tripartite
A reunião da CIT evidenciou a importância da relação entre os três entes gestores do SUS para o fortalecimento da saúde pública no Brasil. A ministra Nísia Trindade, os presidentes do Conass e Conasems e a representante da Opas/OMS no Brasil destacaram a necessidade de união e trabalho conjunto para garantir um SUS de qualidade para toda a população.
Conclusão:
A reunião da CIT foi um marco importante para o SUS, com avanços significativos no combate à dengue e à tuberculose, no financiamento de medicamentos e no fortalecimento da saúde pública no Brasil. A união e o trabalho conjunto dos três entes gestores são essenciais para garantir um SUS de qualidade para toda a população brasileira.
Acesse aqui o que foi tratado na CIT anterior para se manter informado: 2ª CIT de 2024: Dia D contra a Dengue, vacinação e outros temas em pauta
Ref: https://www.conass.org.br/em-brasilia-gestores-do-sus-pactuam-politicas-para-estados-e-municipios/
https://portal.conasems.org.br/orientacoes-tecnicas/noticias/6265_3a-cit-de-2024-pactua-financiamento-de-medicamentos-contra-doencas-cronicas-e-acoes-de-combate-a-tuberculose
- Resumo da 12ª Comissão Intergestores Tripartite
- Portaria GM/MS Nº 6.096: Recursos do Qualifar-SUS e Implicações para Municípios Brasileiros
- Novas Regras no SIA/SUS: Uso do CPF ou CNS e Limitações para APAC a partir de 2025
- Portaria GM/MS nº 5.713/2024: Novas Diretrizes para o Envio de Dados à Base Nacional da Assistência Farmacêutica no SUS
- Programa Mais Acesso a Especialistas: Verifique se Seu Estado ou Município Foi Contemplado