Notícias

3ª CIT de 2024: Combate à Dengue e Tuberculose, Financiamento de Medicamentos e Fortalecimento do SUS

Salão de Reunião onde ocorre a CIT - Comissão Intergestores Tripartite

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) se reuniu nesta quinta-feira (21) para discutir temas cruciais para a saúde pública brasileira: o combate à dengue e à tuberculose, o financiamento de medicamentos e o fortalecimento do SUS.

Dengue: Um desafio estratégico

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a dengue como o maior desafio do momento, salientando a diversidade de características da doença e os fatores que dificultam seu controle. Ações conjuntas entre os três entes gestores – Ministério da Saúde, estados e municípios – são essenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos da doença.

Tuberculose: Campanha Nacional e investimentos

A reunião marcou o lançamento da Campanha Nacional contra a Tuberculose, com o objetivo de ampliar a proteção social dos pacientes e intensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento. A campanha se alinha ao Programa Brasil Saudável e prevê investimentos em inovação tecnológica e ciência para o combate à doença.

Financiamento de medicamentos: Avanços para o SUS

A CIT também definiu a pactuação de R$ 100 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle da tuberculose. No âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, foi pactuada a alocação de medicamentos no Grupo 1A, garantindo o acesso a medicamentos essenciais para o tratamento de doenças graves.

Fortalecimento do SUS: Um compromisso tripartite

A reunião da CIT evidenciou a importância da relação entre os três entes gestores do SUS para o fortalecimento da saúde pública no Brasil. A ministra Nísia Trindade, os presidentes do Conass e Conasems e a representante da Opas/OMS no Brasil destacaram a necessidade de união e trabalho conjunto para garantir um SUS de qualidade para toda a população.

Conclusão:

A reunião da CIT foi um marco importante para o SUS, com avanços significativos no combate à dengue e à tuberculose, no financiamento de medicamentos e no fortalecimento da saúde pública no Brasil. A união e o trabalho conjunto dos três entes gestores são essenciais para garantir um SUS de qualidade para toda a população brasileira.

Acesse aqui o que foi tratado na CIT anterior para se manter informado: 2ª CIT de 2024: Dia D contra a Dengue, vacinação e outros temas em pauta

Ref: https://www.conass.org.br/em-brasilia-gestores-do-sus-pactuam-politicas-para-estados-e-municipios/
https://portal.conasems.org.br/orientacoes-tecnicas/noticias/6265_3a-cit-de-2024-pactua-financiamento-de-medicamentos-contra-doencas-cronicas-e-acoes-de-combate-a-tuberculose

Compartilhe

Receba uma newsletter semanal com várias atualizações sobre Saúde Digital e Gestão em Saúde Pública do SUS.

Mais de 150 inscritos!

Autor

Picture of Pablo Couto

Pablo Couto

Pablo Couto é nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é técnico em sistemas de informação e servidor público na rede de atenção básica à saúde e Pós graduando em Informática em Saúde Digital. Além de possuir diversas formações em saúde pública. Capacitações em Sistemas do Previne Brasil pela Coordenação de Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Sul; Mudanças no Financiamento do SUS pela UNA SUS; Atualização em planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde com a utilização do DigiSUS – Módulo planejamento – DGMP; Fundamentos para a Saúde Digital – RNP.
Entre em contato

Explique sua necessidade e iremos elaborar a solução ideal para seu caso.

Copyright 2024® – Todos os direitos reservados.

P2 – CNPJ. 47.779.837/0001-44

Telefone: (051) 995075144